Sem sinônimos (Climatério)
- idadecronica
- 24 de jan.
- 2 min de leitura
Procurei sinônimos para a palavra climatério e não encontrei. E mesmo sua definição deixou bastante a desejar, em minha opinião. Está registrado que climatério é o período de transição que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase pós-menopausa. Registro mais mequetrefe esse... Essa fase envolve muito mais que uma simples transição antes da última menstruação de uma mulher (a famosa menopausa). Me atrevi então a registrar a minha própria definição de climatério na esperança de que, se um dia outras mulheres lerem essa crônica, contribuam com o trabalho.
Climatério é então, pra mim, um período que não se sabe quanto tempo pode durar e que, sendo curto ou longo, parece uma eternidade de desagradáveis descobertas. Você não consegue identificar ao certo o que se passa e jura que está com depressão, mas aí pensa que pode ser só falta de ferro. Seu ginecologista diz que a testosterona está baixa e sua dermatologista (sim, por que não?) receita incrementar o consumo de ômega 3. Uma semana depois você jura que é um espírito obsessor que está te fazendo suar de calor às três da madrugada e logo depois sentir frio embolada no edredom. Você então volta ao ginecologista, ele pede exames e diz que está tudo certo com seus folículos. "É falta de exercício físico, querida!" Pensamento comum: é sempre ela, a falta de exercício físico. Então se mata de malhar porque isso vai passar e o peso também vai diminuir, mas é claro que a balança registra uns quilos a mais e a avaliação do personal aponta uma leve perda de massa magra com aumento de percentual de gordura. Ahh, deve ser então a lua minguante. E esse pensamento lembra você que a cartomante pode saber o que vem se passando agora que, além do extremo cansaço, da suadeira e aumento de peso, você também anda tendo insônia, dor de cabeça ao acordar (quando dorme) e perda de memória.
A conversa com a cartomante faz lembrar que você também está com a libido quase nula e acende um alerta sobre os perigos desse sintoma para a longevidade de sua vida sexual já não tão ativa num casamento de 15 anos, recheado por uma rotina doméstica e profissional digna dos Orixás do Estresse.

Abalada pela conversa com a cartomante, você volta à dermatologista preocupada com sua aparência e conta que o ômega 3 não está ajudando tanto assim e que precisa se sentir mais bonita. Ela constata que sua pele está com maior ressecamento que habitualmente e recomenda o uso de hidratantes que custam um rim. Pensamentos estranhos: “Minha nossa! Os rins, será que estão bem? Essa dor pélvica é cólica? Onde ficam os rins mesmo? Pode ser apenas TPM. Mas será que a menstruação vem esse mês? Tomara! Tomaraaaa!”
Parece mesmo impossível encontrar uma única palavra para sintetizar isso tudo, essa avalanche de sintomas. Climatério, seguimos sem sinônimos.
Opmerkingen